Cadeia de Produção e Responsabilidade Solidária

Cadeia de Produção

Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação até a concepção do produto final e sua entrega ao consumidor. 

Como as operações ocorrem de forma integrada cada etapa do processo é afetada pelas etapas anteriores, assim, custos e benefícios são carregados para as etapas seguintes, e caso um dos elementos da rede enfrentar um problema todos os demais serão afetados diretamente ou indiretamente.

 

Responsabilidade Solidária

Pode-se dizer que todas as empresas envolvidas na cadeia de produção de um determinado produto, que inclui mão-de-obra, transporte, distribuição e venda, são solidariamente responsáveis umas pelas outras. 

Imagine se o produtor de tomates agir de forma irregular com seus empregados, sonegando direitos e criando situações de risco trabalhista: esse risco será transmitido a todos os participantes da cadeia de fornecimento.

Geralmente as grandes empresas são as mais afetadas nesses casos devido a sua visibilidade no mercado, por essa razão investem em tecnologias de controle de dados. 

 

Upgrade em Capturas de Dados

O termo “robotização para gestão de dados” tem-se tornando cada vez mais comum no meio empresarial bem como a importância de manter registros sempre atualizados. E as inovações do mercado de IT (Information Technology) não cessam a fim de ampliar a segurança das empresas em suas negociações. 

Além das tradicionais fontes de dados fiscais que incluem Receita Federal, Sintegra e Suframa, as empresas de IT especialistas governança de dados, oferecem informações de agências reguladoras como Anvisa e ANTT, dados sobre risco reputacional e portais de transparência para atestar a idoneidade das empresas e seus sócios, como também Certidões Negativas de Débitos dos mais diversos órgãos de controle, e ainda, informações sobre crédito: dívidas, protestos, hábitos de pagamento. Processos Judiciais podem ser obtidos diretamente dos tribunais, sejam Civis ou do Trabalho.

A Azix, por exemplo, oferece o serviço de monitoramento de informações, que dispara consultas automáticas a partir de períodos pré-definidos, padroniza os dados e gerencia os documentos de comprovação, além de gerar alertas de situações de risco. Este tipo de procedimento garante a compliance digital anulando erros de digitação e informações desatualizadas.

A partir do mapeamento dos processos internos e da tecnologia para governança de dados é possível adotar medidas estratégicas e preventivas, acompanhando tanto os cadastros de clientes e fornecedores, como de parceiros e até mesmo dos CNPJs ligados diretamente à corporação. 

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?