Cadeia de Produção e Responsabilidade Solidária 

Cadeia de Produção e Responsabilidade Solidária 

Cadeia de Produção

Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação até a concepção do produto final e sua entrega ao consumidor. 

Como as operações ocorrem de forma integrada cada etapa do processo é afetada pelas etapas anteriores, assim, custos e benefícios são carregados para as etapas seguintes, e caso um dos elementos da rede enfrentar um problema todos os demais serão afetados diretamente ou indiretamente.

Responsabilidade Solidária

Pode-se dizer que todas as empresas envolvidas na cadeia de produção de um determinado produto, que inclui mão-de-obra, transporte, distribuição e venda, são solidariamente responsáveis umas pelas outras. 

Imagine se o produtor de tomates agir de forma irregular com seus empregados, sonegando direitos e criando situações de risco trabalhista: esse risco será transmitido a todos os participantes da cadeia de fornecimento.

Geralmente as grandes empresas são as mais afetadas nesses casos devido a sua visibilidade no mercado, por essa razão investem em tecnologias de controle de dados. 

Upgrade em Capturas de Dados

O termo “robotização para gestão de dados” tem-se tornando cada vez mais comum no meio empresarial bem como a importância de manter registros sempre atualizados. E as inovações do mercado de IT (Information Technology) não cessam a fim de ampliar a segurança das empresas em suas negociações. 

Além das tradicionais fontes de dados fiscais que incluem Receita Federal, Sintegra e Suframa, as empresas de IT especialistas governança de dados, oferecem informações de agências reguladoras como Anvisa e ANTT, dados sobre risco reputacional e portais de transparência para atestar a idoneidade das empresas e seus sócios, como também Certidões Negativas de Débitos dos mais diversos órgãos de controle, e ainda, informações sobre crédito: dívidas, protestos, hábitos de pagamento. Processos Judiciais podem ser obtidos diretamente dos tribunais, sejam Civis ou do Trabalho.

A Azix, por exemplo, oferece o serviço de monitoramento de informações, que dispara consultas automáticas a partir de períodos pré-definidos, padroniza os dados e gerencia os documentos de comprovação, além de gerar alertas de situações de risco. Este tipo de procedimento garante a compliance digital anulando erros de digitação e informações desatualizadas.

A partir do mapeamento dos processos internos e da tecnologia para governança de dados é possível adotar medidas estratégicas e preventivas, acompanhando tanto os cadastros de clientes e fornecedores, como de parceiros e até mesmo dos CNPJs ligados diretamente à corporação.