Como a IoT Pode Alavancar o Mercado

A tecnologia surgiu como uma facilitadora, ela se atualiza/evolui com o foco em cumprir este objetivo. A IoT (Internet das Coisas) é outro termo da nova cultura web. Seu conceito gira em torno da conectividade e interação entre os objetos pela rede, por exemplo: uma geladeira que detecta a falta de leite e pede para o supermercado uma encomenda. O ar condicionado que funciona via comando do celular para, no momento em que você chegar em casa depois do trabalho, entrar num ambiente fresco e agradável.

O que foi citado anteriormente são exemplos voltados para o consumidor final, mas e se aplicarmos este modelo numa empresa, ou indústria? É possível utilizar este conceito com monitoramento em tempo real em um estoque para atualizar informações e ter ciência do que necessita.

O setor de logística é um campo com amplo potencial para uso da IoT, pois é onde são encontrados muitos problemas nas empresas e em seus fornecedores. O uso de GPS ou outra tecnologia que esteja conectada à “nuvem”, provê o acompanhamento de um veiculo que está transportando uma mercadoria. Além disso, garante uma entrega mais eficiente ao reportar a situação do trânsito, tempo, localização e também do próprio motorista.

Até mesmo no agronegócio, setor muito forte no Brasil, pode ser aplicado de maneira orgânica e simples. Com a implementação é possível acompanhar a produção e obter dados para poder aproveitar da melhor forma a safra. Também pode integrar o sistema irrigatório de uma plantação a um sensor meteorológico para saber como regar devidamente.

 

Mundo conectado

Tem mais dispositivos inseridos na IoT do que seres humanos na Terra, e há uma estimativa que em 2020 existam 12 bilhões de aparelhos conectados, segundo a Gartner. Toda a conexão é M2M (máquina para máquina) e a comunicação entre elas é feita pela troca de dados/informações. A ideia é básica e parece simples escrita desta forma, mas devido a enorme quantidade de dispositivos conectados consequentemente há uma massiva troca de dados.

Com a intensa conexão entre as diversas tecnologias o fluxo de dados é maior e, ao mesmo tempo, feito de forma instantânea. Assim a IoT criou novas fontes de informação capazes de ler e transmitir tais dados. A “Internet das Coisas” é apenas mais um conceito que imergiu no mercado e pouco a pouco está sendo inserido no cotidiano. É impossível escapar da tecnologia e cabe a você abraçá-la ou ser engolido por ela.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?