Gestão de Dados Mestres e a Modernização de Processos

Uma boa administração corporativa depende do cuidado com a infraestrutura, modernização das operações e da Gestão de Dados Mestres.

Na Era da Informação, as empresas acumulam cada vez mais dados, sendo grande a responsabilidade sobre estes dados e grande o custo para sua gestão.

 

 O que podem ser considerados Dados Mestres?

Dados mestre correspondem a todas as informações que são cruciais para o funcionamento da empresa.

Sejam elas dados de clientes – que atestam a credibilidade da empresa, como dados de fornecedores – que merecem uma atenção maior atenção uma vez que as empresas são corresponsáveis umas pelas outras, a chamada responsabilidade solidária.

Existe ainda uma diversidade de dados,  sejam de produtos, dos próprios funcionários, registros das filiais, entre outros.

Uma gama de informações que se modifica constantemente e quando dispersas e desatualizadas, podem comprometer todo o funcionamento dos negócios. Nessa conjuntura é impossível manter a compliance sem o uso de softwares.

 

 A tecnologia para compliance

Os sistemas de gestão (ERP’s) garantem a centralização e disponibilização de dados, oferecendo maior controle e segurança, no entanto carecem de recursos que garantam a sua atualização.

Temos, então, um impasse: por um lado sabemos que a qualidade das informações é crucial para ao negócios e, por outro lado, sabemos a grande dificuldade em garantir essa qualidade.

Neste cenário, empresas de tecnologia especializadas em governança de dados expandem seus negócios para atender a demanda do mercado.

A robotização de capturas, por exemplo, permite a interação do sistema com os mais diversos órgãos públicos (Receita Federal, Sintegra, Suframa, entre outros) mantendo os registros atualizados automaticamente a baixos custos.

Além das transações comerciais que compreende a entrada de novos clientes, fornecedores e colaboradores entre outros, as fusões ou incorporações das grandes corporações geram conflito na gestão de dados mestres.

Se a empresa optar, por exemplo, em manter várias bases sem unificação ampliará o risco de trabalhar com informações desatualizadas, no entanto, unificar as bases sem um devido saneamento e padronização pode acarretar a mesma situação.

Investir em soluções de robotização, workflow de aprovações, monitoramento de documentos e padronização de dados, prepara a empresa para as adversidades do mercado, prevenindo problemas fiscais e financeiros.

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?