Programas de Conformidade e a Gestão de Cadastros

Você sabia que existem Programas de Conformidade Tributária em vários Estados visando melhorar o relacionamento fisco-contribuinte, o ambiente de Compliance e de negócios com benefícios para os contribuintes pontuais e programas de auto regularização?

Nesse ano – 2019 – o Governo de São Paulo implementou o Programa nos Conformes que trata-se de programa de conformidade tributária que traz uma sérias de incentivos para as empresas que são boas pagadoras de impostos e cumpridora das obrigações tributárias acessórias, existem também um ranking que atribui notas às empresas em relação à regularidade fiscal e cumprimento das obrigações fiscais principais e acessórias, dentre vários quesitos, as notas dos fornecedores irão impactar na nota da empresa contratante. Em breve a Receita Federal irá adotar controle semelhante e diversas outras unidades também criarão programas de conformidade, confira abaixo: 

Veja abaixo os atuais programas existentes:

UFNome do ProgramaReferência Legal
   
SPNos ConformesDecreto nº 64.453 de 06/09/2019
UNIÃOPró-Conformidade (Rec. Federal)Consulta Pública RFB nº 4 de 15/10/2018
ALContribuinte ArretadoLei nº 8.085 de 28/12/2018
RNContribuinte ExemplarLei nº 10.497 de 15/03/2019
ROFisconformeDecreto nº 23.856 de 25/04/2019
CEContribuinte Pai D’éguaLei nº 17.087 de 29/10/2019
RJModerniza RioEm análise pelo grupo de estudo
RSReceita 2030: Rumo A Rec. DigitalProjeto de Lei em análise

 Hoje é possível a utilização de robôs e soluções que permitem, integrados com o ERP da empresa, manter a base de dados atualizada.

Robôs efetuam a busca da atualização nos endereços da internet (sites) dos órgãos públicos, tais como: Receita Federal do Brasil, Sintegra (Inscrição Estadual das 27 unidades da federação), SUFRAMA (inscrição Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio), ANTT (cadastro de transportadoras), além de diversas outras informações.

Tive várias experiências com a utilização de serviços robóticos de captura e atualização de dados. Os resultados foram excelentes, com garantia de dados atualizados e a liberação de minha equipe para atuação em atividades onde poderiam utilizar seu potencial e conhecimento técnico de forma mais adequada.

O investimento nestes serviços sempre foi compensador.

 

Por Ricardo Prado – Advogado Tributarista e Contador.

Especialista em Direito Tributário, Faturamento e Masterdata atuando em empresas como Deloitte, Itaú Unibanco, Toyota, Fiat Chrysler, Bunge, Bemis (atual Amcor). Com profundo conhecimento na área tributária relacionada a impostos federais, estaduais e municipais. Líder em Gestão Corporativa e Projetos de Compliance.

Atualmente é Diretor de Compliance na Azix Tecnologia e Diretor Executivo da Ricardo Prado e Associados.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?