FALE CONOSCO
Categoria > Monitoramento
Obrigações Fiscais da empresa

O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – em estudo de 2019, identificou a existência de 403.322 normas tributárias brasileiras em vigor.

As empresas de Contabilidade são responsáveis por prover conhecimento e executar todas as tarefas que garantam a seus clientes Compliance Legal, Fiscal e Trabalhista.

Relacionamento das empresas com o Fisco

O relacionamento com o fisco tem se transformado nos últimos anos com o uso intensivo da tecnologia.

Projetos como SPED, Siscoserv, e-Social e EFD-Reinf levam este relacionamento a um novo patamar de auditoria e controle.

Além dos projetos de controle, o Fisco inova com os seus Portais de Comunicação, como o e-CAC Federal e os DTes - Domicílios Tributários Eletrônicos, das Sefaz Estaduais.

Estes Portais possibilitam o envio de correspondências aos Contribuintes, recebimento de documentação e fornecimento de documentação.

Riscos para a empresa e Responsabilidade Solidária

O intenso investimento do Fisco nos seus processos de controle e auditoria criam uma série de riscos para as empresas, desde cálculos incorretos de tributos até a perda de prazos para respostas às demandas de informação.

Além disto, as empresas não são responsáveis apenas pelas suas obrigações: a responsabilidade se estende aos seus parceiros de negócios, sejam fornecedores ou clientes.

Evitando os riscos com o Fisco

Para diminuir o risco neste relacionamento, é preciso investir em tecnologia para atender os clientes e criar processos de monitoramento constante da situação das empresas sob responsabilidade do negócio, dada a dinâmica de mudança destas situações.

Plataforma de Monitoramento – DocTracking Contábil

O DocTracking Contábil, além de armazenar documentos comprobatórios das diversas situações, te alerta para situações de risco, atualiza dados cadastrais de fornecedores em seus sistemas de gestão, cobra documentos faltantes e apoia qualquer trabalho de auditoria e defesa de eventuais autuações.

Com a plataforma é possível fazer o acompanhamento constante de todos os fornecedores e clientes de sua empresa.

Utilizando robôs de busca de dados e processos de RPA, o DocTracking Contábil garante o que você precisa ter:

Situação das empresas: Acompanhe a situação na Receita Federal, Sefaz e Prefeituras Municipais.

CNDs: Mantenha atualizadas as diversas Certidões de Débito, garantindo rapidez no atendimento e acompanhamento das situações.

CNDs Federais como do FGTS, Receita Federal e TST, das Sefaz Estaduais e Municipais, além das CNDs de órgãos diversos, como SUFRAMA, IBAMA e Tribunais devem estar sempre disponíveis.

e-CAC e DTes: monitore toda a correspondência enviada pelos órgãos Federais e Estaduais, sendo notificado a cada mensagem.