FALE CONOSCO
Categoria > Gestão de Risco

Risco de negócio é toda fonte de incerteza possível nas diferentes etapas de uma atividade. São os fatores externos ou internos que podem gerar algum tipo de prejuízo ou impedir que uma atividade produtiva tenha continuidade.

Identificar estes riscos pode poupar uma empresa de uma série de contratempos e até evitar a sua insolvência.

Risco Financeiro

Um exemplo de risco é o relacionamento com clientes e fornecedores inidôneos, irregulares ou de fachada. A possibilidade de prejuízo em decorrência de transações com estas empresas é muito grande, consequentemente, o risco financeiro também é grande.

O risco não está apenas na carteira de clientes, envolve também os fornecedores da empresa, principalmente os estratégicas.

A prevenção minimiza a inadimplência, reduz o risco e dá maior previsibilidade ao fluxo financeiro do negócio. É importante conhecer os parceiros de negócios de forma bastante objetiva, com dados concretos e atualizados.

Avaliação dos Sócios

Além da análise das empresas, verificar e acompanhar a reputação dos sócios destas empresas é igualmente importante, uma vez que eles estão diretamente ligados às atividades corporativas e à imagem da empresa.

A avaliação e acompanhamento dos sócios auxilia o empresário a evitar armadilhas nem sempre visíveis quando se verifica apenas a reputação das empresas.

Responsabilidade Solidária

A Responsabilidade Solidária leva muitos negócios a tropeçarem em riscos ocultos. Contratação de mão de obra de empresas inidôneas no cumprimento de obrigações trabalhistas, como a falta do recolhimento de encargos sociais, geram custos elevados que, na maioria das vezes, não estão previstos nos orçamentos das organizações.

Contratação de fornecedores considerados usuários de mão de obra escrava (ou em situação análoga à escravidão) geram um custo considerável às empresas.

Além dos custos financeiros, há um custo que pode ser mais importante e significativo para as organizações: a exposição da marca.

ESG

Ter a imagem do negócio atrelado a empresas com práticas condenáveis leva a perda de credibilidade, custos para redução do impacto na mídia e perda de pontos no que se refere à percepção da empresa quanto às práticas ESG (Environmental, Social and Governance).

Ter estas informações em primeira mão é fundamental para tomada de decisão baseada em informações precisas e seguras. Com o DocTracking é possível fazer tudo isto de forma automática. É uma completa plataforma de monitoramento que acompanha todas as situações, guarda a documentação e avisa qualquer situação de risco encontrada. 

Fale conosco e conheça a plataforma: https://www.doctracking.com.br/